Poucos sabem, mas em quase todos os torneios até o estágio semi profissional não existe arbitro em quadra, o jogo deve ser controlado pelos jogadores. ao contrario do futebol, no qual enganar o arbitro e “cavar uma falta ou um Pênalti” é normal, comemorado e até ensinado, no Tênis ser “descolado” é ser honesto e respeitoso. Tenistas não gostam e não aceitam jogadores malandros e que buscam a vitória a qualquer preço, o ambiente molda a honestidade.
em um torneio de Tênis, dos jogadores amadores aos profissionais 20 ou 30 inscritos, apenas um sai campeão, todos os outros terão que lidar com a frustação de perder uma partida, e pensem que o campeão não terá que lidar com a frustação de perder, em uma partida são disputados algo em torno de 100 pontos. o vencedor costuma perder 40% dos pontos jogados, alguns deles muito importantes e doloridos. Jogar Tênis nos faz aprender a perder a todo instante, mas nos ensina também que o próximo ponto começará em apenas 20 segundos e não há tempo a lamentar, erguer a cabeça e concentrar para o próximo ponto é assim que se deve agir.
Vc já parou para perceber que no Tênis o treinador ou professor não pode ficar dentro da quadra ou dando instrução fora dela, dessa forma como jogar o próximo ponto, tomar ou não agua, chamar ou não chamar o arbitro, vibrar ou ficar quieto, desistir ou persistir: são decisões que cabem apenas a nós tenistas, assim como também nos é reservado o desafio de controlar nossas emoções, desenvolvendo o equilíbrio entre coragem, responsabilidade, medo, ansiedade e muitos outros sentimentos que surgem dentro da quadra, jogar Tênis é ter a oportunidade de sentir o frio na barriga de bater um pênalti varias vezes durante o jogo e lidar com a frustação de errar ou a euforia de fazer um gol.
Independência, criação de amizades e ambiente saudável são alguns dos muitos elementos que poderíamos seguir desenvolvendo no texto a fim de mostrar quão espetacular é este esporte, o Tênis é um esporte que cria os ferimentos com profundidade e frequência ideal par tornar nossos corações forte o suficiente para bombear o sangue e o oxigênio necessário para a luta que é viver.
autor desconhecido.